Diplomática Cotidiana

Publicado  sábado, 15 de maio de 2010


Desafio proposto pelo Blog Diplomatica e Tipologia
http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/05/exemplo-de-diplomatica-cotidiana.html




Resposta:

Sugestão de atividade:


Analise tipologicamente um certificado falso, mencionado (não é o certificado "padrão" reproduzido) pela reportagem pertencentes a 3 diferentes titulares:
Lembrem-se de que é preciso indicar o contexto arquivístico, a série documental, o nome da espécie e o nome da função arquivistica (que será distinta para cada um dos titulares).

a) professor de diplomática (tem uma cópia não-original)

espécie documental: Certificado;
tipo documental: textual;
série documental: Certificado de Conclusão Curso de Diplomática;
O contexto torna-se de valor informativo para o professor de diplomática. A função comprovar formação de aluno no curso.

b) Secretaria de Educação do GDF (tem uma cópia original)

espécie documental: Certificado
tipo documental: textual
série documental: Certificado de Aprovação

O contexto arquivístico se insere no ambiente de consecução das atividades e funções auxiliares para controle da legalidade educacional das entidades. Possui valor de comprovação e protocolo inicial: timbre do emissor. Título - Certificado de ...) texto: o objeto ou a situação garantida. protocolo final: datas tópica e cronológica. Assinaturas, nome e titulação das pessoas ou entidades responsáveis.
Neste contexto arquivístico, o documento falso não será verídico mas será autentico. Pois cumpri com todos os requisitos formalísticos.

c) Aluno formado (tem o original)

tipo documental: textual;
série documental: certificados diversos;

Caracteriza-se por comprovar a veracidade de um fato. É um documento diplomático testemunhal comprobatório.
O contexto do documento arquivístico se insere no momento da conclusão do curso. Este certificado registra que o formando concluiu o curso na área de interesse. Este documento comprovará em qual entidade foi realizado o curso, qual a época, quem autorizou, os dados do formando e outras informações realizando função essencial, comprovante de conclusão de curso.

Nesta situação, o documento falso será autentico e verídico. Pois o formando realmente concluiu o curso em referencia ao seu arquivo pessoal.
 
Grupo Interligado.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails