Olá galera,
Brasília estará completando no dia 21 de Abril 50 anos, a cinquentona mais charmosa..hehhe
estamos propondo no nosso blog um desafio a todos valendo um livro da Marilene Leite Paes, Arquivo Teoria e Prática,ele é básico, mas de grande importância para nosso aprendizado.
Antes de tudo, segue um breve resumo sobre Brasília..
Origem de Brasília: a cidade que saiu do papel e foi construída em apenas três anos e quatro meses
Origem de Brasília: a cidade que saiu do papel e foi construída em apenas três anos e quatro meses
Edição Maggi Krause
Reportagem Tatiana Bonumá
A nova capital federal era uma das prioridades do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek e coerente com a promessa desenvolvimentista de 50 anos em cinco do presidente. Por isso, a cidade saiu do papel e foi construída em apenas três anos e quatro meses.
A ideia: a intenção de construir a capital já estava prevista nas Constituições de 1891, 1934 e 1946.
Quem a retomou: Juscelino Kubitschek, em 1955, num comício em Goiás, ainda candidato à presidência.
Razões para construir: afastar a capital federal da faixa litorânea, mais vulnerável, incentivar o crescimento do interior do país, aproveitar mão de obra nordestina e descentralizar o desenvolvimento financeiro e urbano do Brasil.
Primeiro passo: em 19 de setembro de 1956, o Congresso aprova lei para a construção de Brasília e cria a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
O local: no planalto Central, próximo à cidade de Anápolis, num triângulo de terra entre braços de água.
O concurso: vinte e seis escritórios de arquitetura do país apresentaram propostas de orientação modernista. Foi escolhido o famoso Plano Piloto.
O vencedor: Lucio Costa, filho de brasileiros nascido na França, estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Bastidores: o projeto foi feito em sigilo por Lucio Costa durante dois meses. Os primeiros traços surgiram numa viagem de navio a Nova York.
Prontos para o Desafio?
Abaixo segue a planta de Brasília feita por Lúcio Costa, a ideia é que vocês façam uma análise diplomática desse documento e uma reflexão relacionando a importância dos arquivos para a História de Brasília.
As análises devem ser feitas individualmente e feitas por comentários nessa postagem, por favor, disponibilizem seus e-mails, através dele entraremos em contato.
O prazo para fazer a análise e elaborar a frase é até o dia 30 de abril de 2010.
Os integrantes do blog hora de comunicar irá eleger a melhor análise e reflexão.
Participem e fiquem atentos para os próximos desafios, valendo outros livros, inscrições de Congressos, etc.
Até mais...
0 comentários:
Postar um comentário