Documentos de Formatura

Publicado  quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Colação de Grau é o desejo de todo aluno de graduação. Então, por que não conhecer melhor os documentos que compõem essa linda solenidade?
Para esse tema o Professor André propôs a análise diplomática de três documentos e a análise tipológica em contextos diferentes : arquivo do CAARQ, arquivo do professor André e no arquivo de um formando.

 
Documento: Juramento de Arquivologia

Quanto à  descrição do documento, não há data, local ou hora. O suporte está em meio digital, formato:  editor de textos Writer Br Oficce, não está vinculado à nenhum site oficial.
Nome da fonte: Tahoma;  fonte: 18 em negrito, cor preta, com escrita formal. Quanto ao gênero: documento textual,  a língua é o português. Não possui saudação, símbolos, e assinaturas. O registro é um juramento de conduta e ética da profissão, os destinátários do ato são os formandos. As pessoas envolvidas: comissão de formatura e membros presentes. O texto é contínuo e sem parágrafos.

Contexto de criação: em relação à proveniência, o documento é decorrencia das atividades da solenidade de Colação de Grau de uma Instituição de Ensino.
Para o arquivo do Caarq, o documento registra um ato  juramental de conduta de ética, proferido para uma turma de formandos em determinada época.
No arquivo do formando e do Professor André,  a relação orgânica do documento, corresponde à conduta de ética da profissão, de carácter informativo.    

Documento: Discurso do Paraninfo

Descrição documental: possui local e data. Gênero: documento textual, composto por parágrafos,  escrita formal, língua : português, nome da fonte: Calibri, fonte: 11, alinhamento justificado. Não há simbolos e assinaturas. Possui cabeçalho. Autor: Paraninfo, destinatários; formandos, membros presentes e componentes da comissão de formatura. Categoria : informativo. Suporte: meio digital, formato: editor de textos Writer Br Oficce.

Contexto de criação: Saudação: Discurso solene de Colação de Grau, proferido por paraninfo. 
Em relação à proveniência, o documento é decorrencia das atividades da solenidade de Colação de Grau de uma Instituição de Ensino.

Para o arquivo do Caarq, o documento registra um discurso de saudação, proferido por um paraninfo para determinada turma de formandos de Arquivologia. Documento de ensino.
No arquivo do formando e do Professor André, o assunto do documento, corresponde à saudação do fim da graduação, de carácter informativo e datado, não possui código de classificação. 

Documento: Discurso do Orador

Quanto à descrição do documento, não há data, local ou hora. O suporte está em meio digital, formato: editor de textos Writer Br Oficce, não está vinculado à nenhum site oficial.
Nome da fonte: Arial;  fonte: 12, cor preta, com escrita informal. Quanto ao gênero: documento textual, a língua é o português. Não possui saudação, símbolos e assinaturas.
O registro é um Discuso oratório de Colação de Grau , o autor: bacharel em Arquivologia; os destinátários do ato são os formandos. As pessoas envolvidas: comissão de formatura, formandos e membros presentes. O texto é contínuo e com parágrafos, alinhamento; justificado.
Não possui código de classificação e não faz parte da proveniência da Instituição de Ensino.

Para o arquivo do Caarq, o documento não corresponde à ato administrativo.
No arquivo do formando e do Professor André, a relação orgânica do documento, corresponde à saudação do fim da graduação, de carácter informativo.

Grupo Interligado.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails