A importância do arquivo para a instituição está associada ao aumento expressivo do volume de documentos que ela produz no exercício de suas atividades. Há necessidade de se estabelecerem critérios de guarda e de eliminação de documentos, quando estes já não são mais úteis para a organização. A adoção de técnicas arquivísticas adequadas permite não apenas a localização eficiente da informação desejada, mas também a economia de recursos para a instituição.
Distinção entre Arquivo, Museu e Biblioteca
Embora arquivo, museu e biblioteca tenham a mesma finalidade (guardar documentos), seus objetivos são diferentes, tendo em vista os tipos documentais de que cada instituição trata. Poderíamos assim definir cada instituição:
Arquivo - É o conjunto de documentos, criados ou recebidos por uma instituição ou pessoa, no exercício de sua atividade, preservados para garantir a consecução de seus objetivos.
Biblioteca - É o conjunto de material, em sua maioria impresso e não produzido pela instituição em que está inserida, de forma ordenada para estudo, pesquisa e consulta. Normalmente é constituída de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos através de compra ou doação, diferentemente dos arquivos, cujos documentos são produzidos ou recebidos pela própria instituição .
Museu - É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.
Podemos verificar que, enquanto o arquivo tem finalidade funcional, a finalidade das bibliotecas e dos museus é essencial-mente cultural, embora o arquivo também possa adquirir, como o tempo, caráter cultural, a partir do caráter histórico que alguns de seus documentos podem adquirir.
Destaca-se, ainda que os documentos de arquivo são produzidos em uma única via ou em limitado número de cópias, enquanto que os documentos das bibliotecas são produzidos em numerosos exemplares, de forma a atender suas necessidades.
3 comentários:
olá, tudo bom?
Meu nome é Thiago e estou estudando pra concurso e estava procurando sobre arquivologia pela internet e achei esse blog.
tenho duas perguntas, será que podem me responder?
é o seguinte:
1°: até onde eu sei, arquivos, bobliotecas e museus trabalham mais ou menos com a mesma coisa mas cada um com um objtetivo diferente. Minha dúvida é sobre os centros de documentação. O que eles seriam? Seria meio que uma mistura dos três?
2°: Poderiam me explicar melhor o conceito de organicidade?
são essas minha dúvidas
obrigado
Olá thiago, é um prazer recebe-lo em nosso Blog. Sempre que estiver com dúvida pode entrar em contato que buscaremos resolver com a brevidade possível. Vamos as respostas...
1ºCentro de documentação: É uma instituição ou serviço responsável pela centralização de documentos, memória coletiva. tem como missão a disseminação da informação.
2ºOrganicidade: característica de um acervo documental decorrente da existência de relação orgânica entre seus documentos. A organicidade é essencial para que um determinado conjunto de documentos seja considerado um arquivo.
Obs.: Relação orgânica são os vínculos que os documentos arquivísticos guardam entre si e que expressam as funções e atividades da pessoa ou organização que os produziu.
Olá sou a manuella e Tou estudando pro concurso e tenho uma dúvida, pesquisei mas não encontrei nada sobre relacionada a minha perguntar.
Qual a importância do arquivo para as empresas?
Postar um comentário