Post Resposta

Publicado  domingo, 20 de junho de 2010



Respondendo ao post motivação do Blog Diplomática e Tipologia
http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/06/o-classico-na-diplomatica_15.html

1.Levando em consideração que o corinthiano comprou sua camisa na Feira do Paraguai e que a estrela maior do símbolo estampado representa o título mundial discutido pelos torcedores, responda os seguintes pontos:

a) A camisa do corinthiano é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.
b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique. 

Tendo em vista o local onde foi comprada, não podemos afirmar a autenticidade diplomática e legal da camisa. É notório que a feira do Paraguai vende réplicas de camisas de futebol, o que nos permite supor a falta de elementos que caracterizam uma camisa oficial.
A estrela maior estampada na camisa do Corinthians representa a conquista de um título mundial de clubes. Na verdade, foi o primeiro campeonato mundial de clubes organizado pela FIFA (entidade máxima do Futebol Mundial). Tradicionalmente, somente eram habilitados a participar do mundial os clubes campeões de seus respectivos torneios continentais (por exemplo: campeão da Champions League e campeão da Taça Libertadores da América).

No mundial de 2000 organizado pela FIFA, dentre outros times, foram chamados a participar os seguintes clubes: Real Madrid (Campeão da Champions League de 1998), Manchester United (Campeão da Champions League de 1999), Vasco da Gama (Campeão da Libertadores de 1998).
Inexplicavelmente, o Corinthians foi convidado a participar do torneio, apesar de nunca ter conquistado qualquer título continental.
Contudo, o Corinthians foi campeão.
Também, sem maiores explicações, a FIFA não organizou o campeonato mundial no ano seguinte, ou seja, não houve campeonato mundial de clubes em 2001. Tal fato, comprometeu a legitimidade do campeonato mundial de clubes organizado pela FIFA.

Em síntese, a estrela maior estampada na camisa do Corinthians carece de veracidade histórica, seja porque o clube paulista não conquistou nenhum torneio internacional que o habilitasse a participar do mundial, seja porque o torneio não teve continuidade no ano seguinte. Mas a autencidade histórica está garantida por ter sido um campeonato legítimo, apesar da entrada equivocada, no campeonato, do time paulista.


2. Partindo da situação hipotética de que o flamenguista comprou a sua camisa (site ofocial), e que ao chegar em casa o torcedor percebeu que a mesma estava marcada com o símbolo abaixo, responda os seguintes questionamentos:
a) A camisa do flamenguista é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.
b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique.


Observando que a camisa foi comprada pelo site oficial do Flamengo, ela cumpre os requisitos necessários para a afirmativa de autenticidade.
Em 1987 a CBF não organizou o campeonato Brasileiro. Assim, os próprios clubes organizaram o campeonato nacional denominado Copa União. Pelo regulamento, os times serim divididos em dois módulos: amarelo e verde. Um módulo equivaleria à primeira divisão e outro à segunda divisão. Ainda conforme o regulamento, os campeões de cada um dos módulos enfrentar-se-iam para decidir o campeão da Copa União, vale dizer campeão Brasileiro.
O Flamengo foi o campeão de um módulo e o Sport Recife foi o campeão do outro. Dessa forma os dois clubes deveriam se enfrentar para decidir o título.
Apesar de ter aceitado o regulamento em sua origem, o Flamengo negou-se a jogar contra o Sport. No dia e local marcados para a final, somente o Sport compareceu.

Desde então, surgiu a discussão quanto ao verdadeiro campeão Brasileiro de 1987. A torcida do Flamengo e parte da imprensa (que torce para o Flamengo), considera o Flamengo campeão de 1987.
Recentemente, no primeiro semestre de 2010, a CBF manifestou-se oficialmente sobre o tema e reconheceu o Sport como campeão Brasileiro de 1987.

Por essas razões e tendo em vista que a foto demonstra cinco estrelas e uma dourada (representando os cinco campeonatos Brasileiros e o mundial de clubes) A camisa é autentica e verídica. Portanto, genuína.

Grupo Blog Hora de Comunicar

3 comentários:

Thays Rodrigues disse...

Mas se a CBF não considera o Flamengo como campeão em 1987, na camisa, deveria existir apenas 4 estrelas representando o campeonato brasileiro e não 5.

Flamenguistas...aff
hahhaahhaha

Beijosss

Matheus Brito disse...

Depois a gente assalta a Thays e ela não sabe porque..

Thays Rodrigues disse...

Ah nem Matheus, você é Flamenguista??? Tantos defeitos pra você ter tinha que escolher logo o pior?
hahahaha
tô brincando...aliás...+ ou -
hhahahahha

Related Posts with Thumbnails