" O segredo dos seus olhos"

Publicado  quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resposta Dasafio


No Blog de Diplomática e Tipologia Documental,   http://www.diplomaticaetipologia.blogspot.com/ , foi proposto um desafio sobre o filme "O segredo dos seus olhos".





A resposta segue abaixo:

Desafio 1


Na primeira situação o processo é encerrado e arquivado mesmo sabendo que o oficial de justiça corrupto coletou informações erradas as registrou na tentativa de mascarar toda a situação para ser promovido. Levando, inclusive, 2 inocentes à prisão por certo tempo. Neste caso, o documento tanto na sua fase corrente quanto na intermediária é autêntico e verídico? Justifique.

Nesta situação, o documento é autêntico, tanto na fase corrente quanto na intermediária, por fazer parte da tramitação normal do órgão. Ele tem todos os dados necessários e é coberto por requisitos de formalidade, foi produzido no decorrer das atividades e possui, inclusive, o registro de quem autorizou a peça judicial.
Porém não é verídico, pois contém, vícios de falsificação, má-fé na produção da peça judicial e não constitui documento revestido de fidelidade.


Desafio 2

Para que o processo fosse desarquivado e voltasse a fase corrente foi necessária a adulteração de informações do todo o processo, inclusive assinaturas, decisões e datas. Neste caso, o “fazer justiça com as próprias mãos” volta a vigorar mesmo que de maneira criminosa. Ora, mesmo agindo de tal forma o assassino verdadeiro foi preso e condenado pois desta vez a coleta de informações foi feita de maneira correta. Consequentemente, informações verdadeiras foram registradas em um processo que para ser aberto novamente teve de ser adulterado, caso contrário o criminoso não seria detido. Neste caso o documento é autêntico e verídico? Justifique.

O documento será verídico e autentico. Pois seguiu todos os tramites necessários para a execução do caso. Os requisitos de formalidade foram supridos e as informações necessárias para a condenação final foram levantadas sobre fonte segura e o suspeito é réu confesso.


Desafio 3

No post da “A Ilha do Medo” foi levantada a discussão sobre a relevância do contexto em que o documento que se encontra. Reexplorando este tema dentro do filme “O segredo de seus olhos”, as fotografias vistas pelo Primeiro Oficial Benjamin foram o pontapé para dar início profundo às investigações. Antes de Liliana Colloto ser assassinada, nos anos anteriores a 1975, as fotografias assumiam um contexto distinto do pós 1975. Compare estes 2 contextos e faça análise tipológica destes documentos no pré e no pós 1975.

Pré 1975
As fotografias assumem um contexto histórico e informativo, que faz parte do arquivo pessoal de Liliana Colloto.

Pós 1975
As fotografias assumem o início das investigações, como prova documental contra o suspeito. Apartir das fotografias, as informações, como, nome do suspeito, desde quando conhecia Liliana Colloto, se eram conhecidos ou não, idade, fisionomia, fomaram a base de dados para a continuação da investigação.  


Desafio 4

Quando Benjamin tomou posse das cartas que o criminoso trocava com a velha senhora, o oficial transcreveu os detalhes mais importantes escritos com a idéia de descobrir os últimos lugares por onde Gómez havia passado, conhecendo suas paixões e gostos, sendo que apenas uma das cartas era recente. A descrição foi a seguinte:

 “12 cartas, 31 folhas em papel fino, menciona 5 empregos, 2 como operário, um como vendedor de verduras e dois sem detalhes. Três localidades fora de Buenos Aires: Monte Grande, San Justo e Avallaneda. 6 nomes próprios: Anido, Mesías, Oleniak, Manfredini, Babastro e Sánchez. Somente uma referência a uma mulher. Uma tal Rosa, provavelmente uma tia.”

De que forma uma análise tipológica documental contribuiria para desvendar ou descobrir maiores informações sobre os produtores dos documentos?

Carta é uma espécie de documento não-diplomático. Porém, revestido de informações, que neste caso, foram decisivas para encontrar o suspeito.
A datação, o contexto do assunto, o suporte, o tipo de letra, a fonte, o alinhamento, onde foi produzido, o destinatário, qual a ação pelo qual o documento foi criado. Todos esses fatores, tipológicos correlacionados com as informações diplomáticas, contribuem para o desvendamento do crime e formam a combinação de sequências para a confissão do suspeito.

Grupo Interligado.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails